21°C 33°C
Piripiri, PI
Publicidade

Alunos de Direito conhecem projetos de ressocialização da penitenciária José Ribamar Leite

Os estudantes foram conhecer como funciona o trabalho no sistema penitenciário do Piauí

15/03/2023 às 14h40
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí – Ufpi  – estiveram, na manhã desta quarta-feira (15), na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, localizada em Teresina, para conhecer as rotinas de trabalho dos policiais penais na unidade. São discentes das disciplinas do 5º e 6º períodos, acompanhados dos professores Lucas Villa, Adriana Siqueira e Nestor Ximenes.

De acordo com o professor da Ufpi, Lucas Villa, os alunos estiveram na penitenciária Feminina de Teresina no dia anterior (terça), e continuam com visitas às unidades para vivenciar a realidade do sistema penitenciário brasileiro. “No futuro, quando eles forem atores da Justiça Criminal, que eles possam entender como funciona a instituição e saibam para onde vão as pessoas que cumprem pena no Estado. Hoje, percebe-se uma mudança positiva no sistema, com uso de inteligência e gestão”, afirma Lucas Villa.

Alunos de Direito conhecem projetos de ressocialização da penitenciária José Ribamar Leite
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para o aluno Luís Enrico Lima, a experiência é importante para mudar o olhar diante do sistema. “Conhecendo os projetos de ressocialização, pude refletir e entender que a sociedade precisa discutir para além da sala da universidade e ter atitude diferente, muito mais humana”, afirma o universitário.

Numa palestra ministrada pelo Gerente da Unidade, João Veloso, e pelo gerente adjunto, Reginaldo Medeiros, os alunos conheceram a estrutura da unidade, os projetos de ressocialização, de trabalho e educação realizados. “Foi apresentado um pouco da rotina e os protocolos de segurança necessários para manutenção da ordem e da disciplina na unidade. A visita permite que o aluno saia da sala de aula e venha conhecer, na prática, o sistema penal do Estado”, destaca o Gerente da Unidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade