23°C 28°C
Piripiri, PI
Publicidade

STF decide que estados e municípios podem proibir missas

Após decisão sobre missas presenciais, Barroso obriga Senado a instalar CPI da Covid-19

09/04/2021 às 08h10
Por: admin
Compartilhe:
STF determina que os gestores municipais e estaduais devem definir a proibição de missas, cultos e celebrações religiosas durante a pandemia. Crédito: Wikipédia.
STF determina que os gestores municipais e estaduais devem definir a proibição de missas, cultos e celebrações religiosas durante a pandemia. Crédito: Wikipédia.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (8) para determinar que estados e municípios, incluindo o Distrito Federal, decidam sobre a proibição ou não de cultos, missas e cerimônias religiosas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Foram nove votos a favor e dois contra, com divergências de Nunes Marques e Dias Toffoli ao quase consenso da casa.

A medida é polêmica, pois de um lado existe o risco de transmissibilidade da doença e de outro existe a necessidade de igrejas em manterem as atividades, como forma de suporte espiritual em um momento tão difícil. No entanto, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o país acendem o sinal vermelho para possíveis aglomerações.

Os votos dos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Carmen Lúcia, e Ricardo Lewandowisk foram decisivos, além do voto do presidente Luiz Fux, totalizando o placar de 9x2.

LEIA MAIS

Após decisão sobre missas presenciais, Barroso obriga Senado a instalar CPI da Covid-19

O Supremo julgou uma ação do Partido Social Democrata (PSD), que pediu a derrubada do decreto estadual de São Paulo que determinou a proibição de manifestações religiosas de forma presencial durante este pedido de crise sanitária, onde o novo coronavírus avança cada vez mais sobre a população brasileira. Na data da votação foram 4.190 mortes por complicações da Covid-19 em todo o Brasil em 24 horas. Somente no Piauí foram 46 mortes, um novo recorde para o Estado.

Após decisões contrárias, através de uma discordância entre os ministros Nunes Marques e Gilmar Mendes, a questão foi colocada para esta semana pelo presidente do STF, Luiz Fux.

A divergência entre os dois ministros partiu da alegação de Nunes Marques de que existia "atmosfera de intolerância" na decisão de Gilmar Mendes em definir que caberia aos estados e municípios decidirem sobre a possibilidade ou não de atividades presenciais. O ministro alegou que isso tira a liberdade individual das pessoas sob um estigma de "negacionismo".

Entenda

O ministro Nunes Marques julgou no último sábado (3) um pedido da Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (Anajure). Ele consolidou a argumentação de liberdade religiosa e decidiu proibir que celebrações em templos e igrejas pudessem ser proibidas pelos estados, municípios e Distrito Federal. Já na segunda (5), o ministro Gilmar Mendes discordou e rejeitou a liminar provisória do PSD. Em seguida a maioria concordou com Gilmar Mendes, já nesta quinta-feira (8).

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade