A Prefeitura de Brasileira concedeu pagamento adicional de insalubridade no percentual de 40% ao trabalhador da saúde que estejam lotados na Unidade Sentinela (Unidade Mista de Saúde) e vinculados diretamente ao atendimento de possíveis pacientes com COVID-19 (coronavírus).
Os trabalhadores da área de saúde do Município de Brasileira-PI, que estiverem vinculados ao atendimento de possíveis pacientes infectados pelo Covid-19, com lotação na Unidade Sentinela - Unidade Mista de Saúde-Almiro Mendes da Costa, sendo eles, médicos, enfermeiros, técnicas de enfermagem, vigias, auxiliar de serviços gerais e motoristas ficam assegurado pelo tempo que perdurar o estado de calamidade pública, baseado no surto/pandemia, a percepção do adicional de insalubridade de 40% calculado sobre o vencimento do trabalhador, retroagindo seus efeitos para 01 de abril de 2020.
Os agentes comunitários de saúde e agente de combate a endemias passarão a receber o adicional de insalubridade no percentual de 40% sobre o salário mínimo nacional vigente. Os fiscais de vigilância sanitária passarão a receber o adicional de insalubridade de 20% sobre o salário mínimo nacional.
TESTES
A Prefeitura de Brasileira adquiriu testes para testagem em 10% da população, um dos maiores percentuais entre as cidades do Brasil. A testagem é uma das principais medidas para evitar a propagação do vírus, junto com o distanciamento e hábitos de higiene. Até o momento, 2,6% da população já foi testada, maior que a recomendação da OMS.
ALA COVID-19
A unidade mista foi ampliada para criação de uma ala exclusiva para pacientes que que vão realizar consultas relacionadas à suspeitas de COVID-19 e testes para diagnósticos, além da contratação de profissionais para o atendimento.