Cumprindo agenda de trabalho no Piauí, o Embaixador da Áustria, Stefan Scholz visitou, nesta quarta-feira (21), a sede da Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi). Recebido pelo presidente da empresa, Ellen Gera, o diplomata conheceu o Data Center da Etipi, que é considerado um dos mais modernos do país.
Na oportunidade, Ellen Gera ressaltou as principais ações realizadas pelo estado na jornada da transformação digital, que vem acontecendo de forma mais ativa desde o ano passado, na gestão do governador Rafael Fonteles.
Em sua fala, Stefan Scholz agradeceu pela oportunidade e elencou algumas ações em seu país, como a desburocratização de sistemas. O embaixador ainda avaliou positivamente as ações tecnológicas desenvolvidas no Piauí e mostrou entusiasmo ao falar dos avanços do estado nessa área.
“Eu cheguei no Brasil há dois anos e já visitei 16 estados brasileiros. Mas eu tenho que ser honesto e dizer que em nenhum deles eu vi um sistema tão bem elaborado do governo digital como no Piauí”, avaliou Stefan Scholz.
Segundo a diplomata, o processo de transformação digital traz novas tecnologias e também novos desafios, que tiveram que ser superados para que a Áustria se tornasse um dos primeiros países a alcançar a unificação de diversos órgãos em um só sistema, facilitando a vida dos cidadãos.
“A Áustria se orgulhou por muito tempo de ter sido um dos primeiros países na transformação digital. Foram alguns desafios porque existem novas tecnologias e novas fronteiras neste processo. O maior desafio foi unificar várias entidades governamentais, pois antes cada um utilizava o seu próprio sistema, mas hoje foram unificados”, relatou o embaixador.
De acordo com o presidente da Etipi, a intenção da visista é a troca de experiências, bem como parcerias e trabalhos futuros que beneficiem a população.
“Eu gostaria que a gente pudesse também avançar, quem sabe, em algumas tratativas entre a Etipi e o governo da Áustria, porque eu acredito que nós podemos trabalhar juntos com o processo de transformação digital aqui do nosso estado, com apoio de startups da Áustria”, afirmou Ellen Gera.