22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

HGV realiza cirurgia rara de retirada de tumor no coração

A cada dia, novos procedimentos complexos são realizados graças aos investimentos que são feitos pelo Governo do Piauí.

28/03/2024 às 09h45
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, esta semana, uma cirurgia complexa de ressecção de um tumor cardíaco, conhecido como mixoma. O procedimento raro foi realizado via Sistema Único de Saúde (SUS).  O paciente, de 56 anos, é natural do município de Itainópolis e passa bem.

O paciente, que é lavrador, passou mal na roça e perdeu os movimentos dos membros inferiores e do braço esquerdo. Ele foi socorrido e levado às pressas para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos. “A princípio pensaram que eu estivesse sofrendo um infarto. Ao ser transferido para o HGV, foi descoberto um tumor do tamanho de uma laranja na região do coração. Fui operado e graças a Deus, estou bem”, relatou o paciente.

O cirurgião cardiovascular, Edemir Carvalho, responsável pela equipe que realizou o procedimento, explica como tudo aconteceu. "O paciente queixava-se de dor no peito e tinha essa história de perda de movimentos. A principio achávamos que poderia ser coronariopatia ou Acidente Vascular Cerebral cardioembólico. A investigação diagnóstica revelou uma massa sugestiva de ser um mixoma atrial. No intra-operatório, a equipe observou que a tumoração tinha aspectos de benignidade e a mesma foi ressecada completamente. Aguardamos o anatomopatológico pra confirmar nossa suspeita. Ficamos felizes de estar realizando procedimentos de alta complexidade no HGV, graças ao empenho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da direção do hospital”, destacou o cirurgião.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para a diretora geral do HGV, Nirvania Carvalho, as cirurgias cardíacas no hospital têm avançado. “Estamos com uma equipe especializada capaz de atender problemas complexos. Esse paciente, após a cirurgia, foi transferido para nossa UTI cardíaca equipada e com profissionais habilitados para atender os casos de alta complexidade. O resultado é que os pacientes terão seus problemas resolvidos aqui mesmo no estado e sua saúde recuperada”, explica a gestora.

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destaca a importância do HGV no sistema público de saúde. "É um hospital que desempenha um papel de grande importância na nossa saúde. A cada dia, novos procedimentos complexos são realizados graças aos investimentos que são feitos pelo Governo do Piauí", afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.