O secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, participou da mesa de abertura do Seminário Internacional de Gestão da Aprendizagem, nesta segunda-feira (29), na sede da Organização de Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). O seminário será realizado de 29 de abril a 3 de maio, em Madri, capital da Espanha.
Ao lado de autoridades e educadores renomados do Brasil e do exterior, o secretário Washington Bandeira faz parte da delegação brasileira como vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
“No Seminário destacamos o papel determinante de um modelo eficaz de gestão da aprendizagem para a construção de uma educação de mais qualidade e equidade, com avanços nos índices educacionais em todos os segmentos e garantia de mais e melhores oportunidades aos nossos estudantes. Aproveitamos para apresentar brevemente alguns dos nossos programas e projetos do Acelera Seduc”, disse o secretário Washington Bandeira.
A programação do Seminário Internacional de Gestão da Aprendizagem inclui atividades de troca de experiências com autoridades educacionais espanholas, visitas a instituições públicas e privadas, além de uma série de reuniões, colóquios e o compartilhamento de estratégias entre a educação brasileira e espanhola.
Encontro com representantes da educação da Espanha
No segundo momento da agenda de trabalho, o secretário Washington Bandeira esteve reunido com José Manuel Bar Cendón, secretário de Estado da Educação da Espanha, que representou a ministra da Educação e Formação Profissional, Pilar Alegría, para estabelecer parcerias entre os países.
“Participamos de um encontro para o intercâmbio de experiências educacionais entre Espanha e Brasil em vários projetos educacionais, sobretudo, formação de professores, ensino da língua espanhola, transformação digital e outras ferramentas importantes para o fortalecimento da gestão da aprendizagem”, pontuou Washington Bandeira.
Participaram da reunião, além de Washington Bandeira, o sr. Mariano Jabonero, secretário-geral da OEI; sr. José Henrique Paim, ex-ministro da Educação do Brasil e diretor da FGV/DGPE; exmo. sr. Orlando Leite, embaixador do Brasil na Espanha; sr. José Maria Vázquez, reitor da Unir; sra. Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC; sra. Zara Figueiredo, secretária da Secadi do MEC; sra. Denise Pires, presidente da Capes; sr. Manuel Palacios, presidente do Inep; e sr. Alessio Costa Lima, presidente da Undime.