A Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), firma parceria com a Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan), por meio da Superintendência de Monitoramento Estratégico (Sume), para promoção do edital de chamamento público para o projeto Galeria Nômade Piauiense.
A iniciativa visa promover a valorização da arte e da cultura piauiense, por meio da exposição e comercialização de peças em órgãos públicos do Estado. Inicialmente, o projeto será executado no hall de entrada da Seplan, de 12 de novembro a 6 de dezembro, sendo futuramente ampliado para outras secretarias e órgãos estaduais.
De acordo com a técnica de Monitoramento da Seplan e idealizadora do projeto, Andrea Nunes, a açã foi concebida a partir da necessidade de revitalizar os espaços públicos do Piauí e valorizar a cultura local. “O projeto se alinha aos compromissos dos planos de gestão do governo, que priorizam a produção artesanal como uma cadeia produtiva importante. Durante o processo de criação percebemos que é fundamental proporcionar aos artistas piauienses uma oportunidade de visibilidade e comercialização ao mesmo tempo em que aproximamos a administração pública da comunidade. Além das exposições, o projeto também inclui palestras e encontros para aproximar o artesão dos servidores públicos, ampliando o diálogo e a valorização da arte local", explica a profissional.
De acordo com o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, o intuito deste projeto é unir esforços para fortalecer o rico artesanato local no estado. “Com o apoio conjunto das secretarias, queremos promover a valorização do artesanato local por meio da campanha de conscientização que incentiva o consumo de produtos feitos a mão. Ao valorizar o que é nosso, estamos, não apenas preservando a cultura, mas, também, gerando emprego e renda para muitas famílias”, pontua o gestor.
Conforme o edital, serão disponibilizadas 10 vagas para artesãos individuais ou entidades representativas que desejam divulgar e comercializar seus produtos artesanais no evento. As inscrições serão realizadas até o dia 15 de outubro, por meio do formulário online disponível no site www.artesanatopiauiense.pi.gov.br (clique aqui) ou presencialmente na Sudarpi apresentando todos os documentos exigidos no edital.
Após o período de inscrição, será realizada a avaliação da documentação pela comissão de seleção que irá analisar se estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e pelo edital. O resultado final será divulgado no dia 30 de outubro.