A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE) realizou, nesta terça-feira (08), a primeira edição do Cine Ouvidoria, um projeto que nasce com a proposta de fomentar o diálogo, a participação cidadã e a reflexão crítica sobre temas fundamentais à construção de uma sociedade democrática e inclusiva.
O evento contou com a exibição do documentário “Democracia, Juventude e Participação Política”, que acompanha um dia na vida de jovens e como sua atuação no parlamento jovem de Ribeirão Preto se reflete na vida da comunidade onde vivem. Após a exibição do filme foi realizado um debate mediado por José Bispo, especialista na temática, que contribuiu com reflexões sobre os desafios e caminhos para o engajamento político da juventude no cenário atual.
Para o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, o projeto representa um avanço no fortalecimento da cidadania e na atuação estratégica das ouvidorias. “O Cine Ouvidoria é uma ferramenta pedagógica e mobilizadora que nos permite discutir temas relevantes com a sociedade, aproximando estado e população, por meio do diálogo, da escuta ativa e da troca de experiências”, destacou o ouvidor-geral.
José Bispo ressaltou a importância do projeto e do tema escolhido para a estreia. “Falar de democracia e juventude é essencial. Os jovens são protagonistas de grandes transformações sociais e precisam se reconhecer como agentes políticos ativos”, afirmou o professor.
A proposta do Cine Ouvidoria é realizar encontros trimestrais com exibição de filmes, documentários e curtas-metragens, seguidos por debates mediados por especialistas. O objetivo é criar um ambiente de diálogo entre ouvidores, servidores públicos, sociedade civil e demais interessados, promovendo a participação social e o fortalecimento dos direitos humanos.
A iniciativa está alinhada com o compromisso da OGE de promover transparência, escuta qualificada e engajamento social, utilizando a linguagem audiovisual como aliada na mediação entre Estado e sociedade.