22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Professor da UESPI participa de evento sobre Climatologia e Paleo-Geologia

A programação conta com palestras de professores e pesquisadores sobre diversos temas.

12/05/2021 às 20h50
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

O professor Werton Costa, do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Clóvis Moura – Teresina, participa do I Ciclo de Palestra de Climatologia e Paleo-Geologia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Caxias, realizado nos dias 20 e 21 de maio através do YouTube.

 

A programação conta com palestras de professores e pesquisadores sobre diversos temas. A palestra do professor Werton Costa acontece na próxima quinta-feira (20), às 18h30, com o tema Climatologia e Agricultura: abordagens e perspectivas.

De acordo com o professor e representante da UESPI no evento, Werton Costa, a palestra vai apresentar os sistemas de monitoramento, as variáveis pluviométricas de dados, lugares, demonstrando uma relação entre as mudanças estacionais e a produtividade das principais lavouras no estado do Maranhão.

“A minha palestra faz um balanço da pesquisa em Climatologia no Brasil. Faço um resgate da literatura e também comentamos as relações possíveis entre a pesquisa climatológica e a atividade agrícola, que é profundamente dependente de mudanças climáticas ou da variabilidade climática. Condições de umidade, condições de temperatura e de pluviometria impactam profundamente na qualidade e produtividade dos cultivos”, explica.

As inscrições estão sendo feitas por meio do site do evento até o dia 19 de maio.
As inscrições estão sendo feitas por meio do site do evento até o dia 19 de maio.

 

Atuação do docente

Peça-chave quando o assunto é Climatologia, o professor Werton Costa participa de vários eventos, reuniões e entrevistas sobre o tema.

Recentemente, a convite da direção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – (IBGE) no Piauí, esteve presente na REAGRO (Reunião Estadual das Estatísticas Agropecuárias do Piauí), para compartilhar com o corpo técnico do órgãos e demais convidados do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o balanço da quadra chuvosa 2021 e seus impactos sobre o setor agro.

Debate sobre precipitação e monitoramento
Debate sobre precipitação e monitoramento

Segundo o docente, o debate climático tem ganhando projeções em escala global em virtude das mudanças climáticas. “Participamos de vários eventos, desde colóquios, simpósios e workshops promovidos por instituições de Ensino Superior e pela Gestão Municipal. Em todos esses eventos, nós observamos uma relevância ímpar das temáticas atmosférica ou climáticas, mostrando que esse tema está em evidência, principalmente pela repercussão que tem sobre economia e sobre a questão da segurança hídrica e o conforto climático das pessoas. Hoje, um tema discutido mundialmente, em cúpulas do clima, em convenções internacionais e que também chama a atenção do empresariado, do setor rural e da gestão das cidades”, disse.

O professor é colunista do site da UESPI,coordenador do Núcleo de Estudos para redução dos Riscos de Desastres Socionaturais (Nerdsclima) e atua em uma série deencontros e intervenções com autoridades locais e nacionais.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.