22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Vereador mais bem votado de oposição do município de Brasileira desiste de candidatura

Ele é acusado de desviar recursos da merenda escolar

01/07/2020 às 22h25 Atualizada em 02/07/2020 às 10h20
Por: admin
Compartilhe:
Brasileira City
Brasileira City

O vereador Alenildo Melo anunciou nesta quarta feira (01/07), a desistência da candidatura para o pleito das eleições de 2020. A justificativa oficial é que o vereador resolveu apoiar a cunhada Elizângela Melo para ajudar na cota de mulheres no seu partido.

Mas segundo fontes da oposição, o nome de Alenildo Melo ficou muito desgastado com as denúncias de desvio da merenda escolar, tendo sido exposto diversas vezes pelo líder da situação vereador Gilson Borges em sessões da câmara, o que teria inviabilizado sua candidatura.

Entenda o caso:

A verdade é que foi ajuizado uma ação de improbidade administrativa contra o vereador Alenildo Melo, ele é acusado de desviar recursos no valor de R$ 86.575,47 da merenda escolar, quando foi secretário de educação do município na gestão da ex-prefeita Paula Araújo.

O secretário de educação na época era o atual vereador Alenildo, que teve que devolver aos cofres da união R$ 78.480,42 (setenta e oito mil, quatrocentos e oitenta reais e quarenta e dois centavos). A devolução do recurso para a União feita na época pelo secretário e, consequentemente, era o responsável pelo recebimento e distribuição da merenda escolar.

A constatação da veracidade da informação consta no processo 23034.043419/2017-11, da análise da prestação de contas do PNAE/2015, (Programa de Alimentação Escolar), em que ficou constatado no relatório da Controladoria Geral da União que foi apurado o pagamento de produtos alimentícios, que não foram entregues em sua totalidade às escolas, ocasionando um dano ao erário nos valores detalhados.

A devolução do dinheiro foi comunicado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação mediante ofício 027/2019, protocolado em 09/04/2019, por meio do qual a prefeitura de Brasileira encaminhou o comprovante de recolhimento do valor", explica a assessoria jurídica do município de Brasileira.

Consta no processo de análise da prestação de contas da merenda escolar que o somatório das quantidades informadas nas guias de remessa de gêneros alimentícios para as escolas é inferior à soma das quantidades atestadas nas notas fiscais de aquisição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.