O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, encerrou o primeiro trimestre do ano com mais de 124 mil procedimentos realizados. O balanço, divulgado nesta quarta-feira (23), aponta 28.379 atendimentos, 86.690 exames, 7.355 internações, 1.656 cirurgias e 772 partos registrados entre janeiro e março.
Com funcionamento em regime de plantão 24 horas, o hospital atende casos de média e alta complexidade e é considerado uma das principais referências da rede pública de saúde no norte do estado.
Os números incluem as internações tanto no Heda quanto no Anexo II – Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF). Já os exames abrangem procedimentos de imagem e laboratoriais, como tomografias, ultrassonografias, ecocardiogramas e análises clínicas, utilizados no apoio ao diagnóstico de diversas condições de saúde.
No início de abril, a unidade conquistou a certificação Nível 1 – Acreditado, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com o feito, tornou-se o primeiro hospital público do Piauí a obter o selo, que reconhece instituições com processos assistenciais seguros e bem estruturados. Agora, são 14 hospitais públicos acreditados em toda a região Nordeste.
Além de conquistar a certificação da ONA, o Heda tem investido fortemente em melhorias estruturais, expansão da capacidade de atendimento e qualificação contínua de sua equipe técnica.
A unidade também foi reconhecida com o selo GPTW, em setembro, como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, reforçando seu compromisso com a valorização dos colaboradores e a excelência na assistência à população.