21°C 34°C
Piripiri, PI
Publicidade

Sesapi participa de qualificação do Ministério da Saúde para enfrentamento de doenças crônicas

A Região Nordeste foi a terceira do país a receber a qualificação do Ministério da Saúde para a implementação do Plano de Ações Estratégicas para o...

08/05/2025 às 21h35
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Região Nordeste foi a terceira do país a receber a qualificação do Ministério da Saúde para a implementação do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil (2021–2030), conhecido como Plano de Dant. A capacitação foi realizada em Brasília, de 6 a 8 de maio, e contou com a participação de representantes da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e da vigilância de Dant dos nove estados nordestinos. Representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) marcaram presença.

Promovida pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (Dant), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, a oficina abordou temas como vigilância de Dant, uso do Caderno de Indicadores, painéis de monitoramento, além de apresentar experiências locais bem-sucedidas na promoção da saúde, atenção integral, prevenção de doenças crônicas e enfrentamento à violência e acidentes.

As doenças e agravos não transmissíveis (Dant) representam hoje um dos maiores desafios da saúde pública brasileira. Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias, foram responsáveis por 51,7% das mortes no Brasil em 2022. “Esses problemas estão diretamente ligados a fatores como condições de vida, acesso a serviços públicos e comportamentos modificáveis, como alimentação inadequada, tabagismo, uso nocivo de álcool e sedentarismo”, afirma Edvone Benevides Sabino, assessora técnica da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Além das doenças crônicas, os agravos não transmissíveis — como violências, homicídios, suicídios, acidentes e lesões no trânsito — também impactam fortemente a saúde da população.

O Plano de Dant, aliado à Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, busca fortalecer políticas públicas de prevenção e promoção da saúde, com foco na redução das desigualdades, ações intersetoriais, organização dos serviços em rede e qualificação da governança. Com apoio de diversas entidades, o plano está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às recomendações internacionais, com foco na inovação, participação social e gestão compartilhada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade