22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí

Para milhares de jovens piauienses, ter uma carteira de motorista nas mãos pode significar muito mais do que dirigir. É sinônimo de autonomia, aces...

16/05/2025 às 19h23
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para milhares de jovens piauienses, ter uma carteira de motorista nas mãos pode significar muito mais do que dirigir. É sinônimo de autonomia, acesso ao mercado de trabalho e conquista de novos horizontes. Com esse propósito, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com Departamento de Trânsito do Piauí, lançaram na última terça-feira (14) o edital da CNH Social Estudantil, projeto que vai beneficiar 10 mil alunos da rede pública com formação gratuita para a obtenção da primeira habilitação, na categoria A.

As inscrições estão abertas até o dia 26 de maio e podem ser feitas por meio do site da Seduc (Clique Aqui) .

Podem participar estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que tenham 18 anos completos até a data da conclusão do curso.

Educação para o trânsito com inclusão

A proposta vai muito além do volante. O curso de formação teórica é extracurricular, gratuito e tem carga horária de 45 horas, com aulas aos sábados pela manhã. O conteúdo será ministrado por instrutores credenciados pelo Detran-PI, com transmissão ao vivo pelo Canal Educação.

Além de preparar os estudantes para o exame teórico do Detran, o programa também garante isenção total das taxas e o acesso à etapa prática de direção veicular, também custeada pelo Estado.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o CNH Social Estudantil representa uma política pública que une formação cidadã e oportunidades reais para os jovens. “Com esse projeto, estamos promovendo educação para o trânsito, cidadania e inclusão social. É mais uma ação da nossa política de Universalização das Escolas de Tempo Integral e de formação completa, que prepara os estudantes não só para o Enem, mas para a vida”, destaca.

Nesta edição, o projeto atenderá 84 escolas estaduais em 14 municípios do Piauí. A lista completa das instituições participantes está disponível no edital publicado no site da Seduc (Edital) . Os alunos selecionados terão seus nomes divulgados até o dia 28 de maio, com orientações sobre as aulas e o acesso ao material didático.

A expectativa é que os primeiros certificados sejam emitidos ainda este ano, após a conclusão da fase teórica e aprovação no exame escrito. Os alunos que cumprirem a frequência mínima exigida de 75%, estarão aptos a iniciar a preparação prática com o Detran.

Mobilidade e futuro

Para a diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, o projeto CNH Social Estudantil vai além da concessão da primeira habilitação gratuita. Trata-se de uma política pública estratégica que alia formação cidadã, inclusão social e prevenção de acidentes no trânsito.

“Ao oferecer educação para o trânsito desde cedo, estamos formando uma geração mais consciente, responsável e preparada para enfrentar os desafios da mobilidade com segurança. Ter a habilitação significa mais do que dirigir: é um diferencial no mercado de trabalho, uma oportunidade de crescimento pessoal e, em muitos casos, um apoio direto à família. Mas, acima de tudo, é também um passo importante para a construção de um trânsito mais seguro para todos”, afirmou a diretora.

Ela também destacou o papel do Detran na condução das etapas teórica e prática do curso, com foco na qualificação dos jovens condutores. “O Detran tem o compromisso de garantir que esses futuros motoristas recebam não apenas um documento, mas uma formação sólida, baseada no respeito às leis e na preservação da vida. Projetos como esse ampliam o acesso, reduzem desigualdades e geram impactos duradouros para a sociedade”, completou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Arquivo CCOM
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade