23°C 33°C
Piripiri, PI
Publicidade

Crianças têm voz ativa na 3ª edição do Diálogos pelo Piauí, em Campo Maior

O Pacto pelas Crianças do Piauí, em parceria com o Governo do Estado, foi um dos destaques da terceira edição do Diálogos pelo Piauí, realizado nos...

19/05/2025 às 10h23
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Pacto pelas Crianças do Piauí, em parceria com o Governo do Estado, foi um dos destaques da terceira edição do Diálogos pelo Piauí, realizado nos dias 16 e 17 de maio, em Campo Maior. A iniciativa contou com a participação de secretarias estaduais, gestores públicos, equipes técnicas e, de forma inédita, de crianças do e ano do Ensino fundamental.

Uma das ações mais marcantes foi a realização da Plenarinha, uma roda de conversa conduzida com crianças, em que elas puderam expressar seus sentimentos, desejos e necessidades. O momento, dedicado à escuta ativa dos pequenos, reafirmou o compromisso do Governo do Estado em garantir os direitos da infância por meio do Pacto pelas Crianças do Piauí.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

As atividades ocorreram em diversos espaços de Campo Maior, beneficiando os Território dos Carnaubais. A Plenarinha e a roda de conversa com as crianças foram realizadas na Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes, integrando a programação da Feira de Serviços e das Oficinas de Revisão do Plano Plurianual (PPA).

O objetivo da Plenarinha foi dar centralidade à criança como sujeito de direito e escutar ativamente o que ela tem a dizer sobre as políticas que a afetam diretamente. Para Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, esse momento simboliza a essência da iniciativa: “Criança é sujeito de direito e estamos aqui para garantir esses direitos. Precisamos ouvi-las, compreendê-las e assegurar que suas demandas estejam no centro das decisões públicas”.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário da Educação, Washington Bandeira, também reforçou o compromisso do Estado com a primeira infância: Levar mais educação e mais apoio aos municípios é a marca do Pacto pelas Crianças do Piauí, para que possamos chegar a 100% de crianças alfabetizadas na idade certa. Escutar as crianças, como fizemos aqui, é parte fundamental desse caminho”, afirmou o gestor.

Além da Plenarinha, a programação do Diálogos pelo Piauí contou com a Oficina da Primeira Infância, realizada pela equipe da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), que promoveu reflexões sobre os cuidados, o desenvolvimento e os direitos nos primeiros anos de vida.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Outro destaque foi a Carretinha da Saúde, que levou atendimento e serviços de saúde à população, integrando ações de cidadania com foco na primeira infância e na qualidade de vida das famílias.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade