Reinaugurado no começo de abril, o Centro Cirúrgico do Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barro, em São João do Piauí, já realizou 39 cirurgias eletivas, atendendo pacientes não apenas do município, mas também de João Costa, Capitão Gervásio Oliveira, Pedro Laurentino, São Francisco de Assis, Lagoa do Barro, Campo Alegre do Fidalgo e Nova Santa Rita.
Uma das pacientes atendidas foi Monalizza Costa, moradora de São João do Piauí, que passou por uma cirurgia de hérnia umbilical e celebra a recuperação tranquila, sem a necessidade de se deslocar para grandes centros.
“Fiz minha cirurgia aqui, perto de casa, sem precisar viajar, com uma equipe maravilhosa e acolhedora. Isso é um alívio enorme para quem, como eu, sentia dores e não tinha como se deslocar para outra cidade”, afirma.
Até o momento o hospital já realizou diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, que incluem: histerectomias (9), ooforectomia (1), laqueaduras (2), colecistectomias (9), hernioplastias (13, entre inguinal e umbilical), exéreses de lesão (2) e hemorroidectomias (3). As cirurgias são realizadas semanalmente, sempre às segundas-feiras.
Para garantir o pleno funcionamento do centro cirúrgico, o hospital recebeu, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), novos equipamentos e mobílias: camas hospitalares, poltronas, armários, carro de parada, desfibrilador, foco e mesa cirúrgica, além de contar com autoclave e gerador de energia.
A diretora do hospital, Daniele Soares, destaca a importância desse avanço para a região. “Hoje, nossos pacientes não precisam mais ir a São Raimundo Nonato, Floriano ou Teresina. Estamos operando toda semana, com segurança, estrutura e equipe qualificada. Esse momento é um marco para a saúde pública de São João do Piauí”, afirmou.
O impacto da reativação do centro cirúrgico é comemorado por toda a equipe e pela população. Segundo Daniele, após dois anos de inatividade, o retorno das cirurgias representa mais dignidade, conforto e agilidade no cuidado aos pacientes. “Estamos muito felizes em ver a saúde pública mais próxima da população. E seguiremos trabalhando para ampliar cada vez mais esse acesso”, conclui.
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, destacou a importância estratégica da descentralização dos serviços de saúde. “Levar a assistência especializada ao interior é uma das prioridades do governador Rafael Fonteles. O funcionamento do centro cirúrgico em São João do Piauí mostra que é possível oferecer atendimento de qualidade, perto da casa das pessoas. Isso reduz filas, evita deslocamentos cansativos e salva vidas com mais agilidade. Essa é a saúde que queremos: acessível, resolutiva e humanizada”, enfatizou.
A expectativa agora é manter o ritmo dos atendimentos e ampliar os serviços ofertados, garantindo à população acesso contínuo a cirurgias essenciais e a um cuidado integral.