O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou nesta terça-feira (20), em audiência pública na Comissão de Infraestrutura (CI), um panorama das ações em andamento na pasta. Renan destacou investimentos em rodovias e ferrovias e assegurou o empenho da sua gestão em retomar obras interrompidas.
— O governo tem destravado obras aguardadas há décadas. O Brasil voltou a investir em infraestrutura com foco na eficiência, inclusão e sustentabilidade — resumiu.
Renan apresentou a nova política de concessões rodoviárias, que prevê tarifas menores, pedágios eletrônicos (free flow) e estímulo à contratação local. No setor ferroviário, ele destacou os investimentos na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e no projeto da Ferrogrão.
O ministro ressaltou também a relevância estratégica do Brasil na segurança alimentar global e a necessidade de infraestrutura que garanta o escoamento da produção agropecuária.
— Nosso desafio é prover infraestrutura a um país que é o maior produtor mundial de soja, café, suco de laranja e açúcar, e está entre os três maiores em carne bovina, frango, milho e algodão — afirmou.
A audiência foi solicitada pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO) e contou com a participação do presidente da comissão, senador Marcos Rogério (PL-RO), que alertou que o gargalo está fora dos pontos de produção.
— Sabemos o que fazer da porteira para dentro. Produzimos muito, com qualidade. Nosso desafio é da porteira para fora. Um dos setores que mais cria dificuldade para esse Brasil que produz é o próprio setor de infraestrutura — pontuou.
Mais informações a seguir