22°C 33°C
Piripiri, PI
Publicidade

Programa Piauí Mais Genética é implantado em José de Freitas

O Piauí Mais Genética, iniciativa do Governo do Estado coordenada pela Secretaria da Assistência Social e Defesa Agropecuária (Sada), segue avançan...

20/05/2025 às 15h53
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Piauí Mais Genética, iniciativa do Governo do Estado coordenada pela Secretaria da Assistência Social e Defesa Agropecuária (Sada), segue avançando pelo interior do Piauí. Nesta terça-feira (20), o programa chegou ao município de José de Freitas. A solenidade de lançamento foi realizada na Fazenda 31 de Maio e contou com a presença de produtores locais.

“Estamos proporcionando ao pequeno produtor algo que é de tecnologia bastante avançada e sem custo algum a ele. Quando nascerem esses animais inseminados, vamos ver a diferença de estrutura em relação à matriz comum, o resultado será perceptível. Por determinação do governador Rafael Fonteles, seguimos investindo para que a pecuária no Piauí alcance novos patamares, através do melhoramento genético, levando o programa a cada canto do estado”, ressaltou o secretário da Sada, Fábio Abreu.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Otávio Neto

De acordo com Fábio Abreu, o Piauí Mais Genética é estratégico para o desenvolvimento do setor agropecuário, uma vez que oferece aos produtores a oportunidade de melhorar a qualidade do rebanho por meio da inseminação artificial. Essa técnica permite acesso a sêmen de touros geneticamente superiores, durante todo o ano, resultando em maior produtividade e melhor qualidade tanto da carne quanto do leite.

O programa oferece quatro raças para diferentes necessidades: o Nelore, para animais de corte, e o sêmen de três raças para produção leiteira: Girolando, Holandesa e Gileiteiro. Dessa forma, atende às características de cada propriedade e região, possibilitando uma maior eficiência na produção.

“O Piauí Mais Genética tem se consolidado como um dos principais instrumentos de fortalecimento da pecuária estadual. Além de promover o uso de tecnologia e o melhoramento genético, o programa contribui para o aumento da renda dos pequenos e médios produtores, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico do campo”, conclui Fábio Abreu.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Otávio Neto
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade