21°C 33°C
Piripiri, PI
Publicidade

Seduc e Sebrae levam empreendedorismo a mais de 1.200 estudantes da rede estadual

Em vez de apenas ouvir sobre empreendedorismo, mais de 1.200 estudantes da rede pública do Piauí agora vivem a experiência de criar e gerir seus pr...

21/05/2025 às 23h51
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Em vez de apenas ouvir sobre empreendedorismo, mais de 1.200 estudantes da rede pública do Piauí agora vivem a experiência de criar e gerir seus próprios negócios — ainda que de forma simulada. A iniciativa, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Piauí (Sebrae-PI), aposta em uma metodologia inovadora para despertar o espírito empreendedor entre alunos do Ensino Médio.

Com o nome de “Empresa Simulada”, o projeto propõe uma jornada prática e interativa que transforma a sala de aula em um verdadeiro laboratório de negócios. Onde os estudantes têm a oportunidade de percorrer, passo a passo, os desafios que qualquer empreendedor enfrenta — da ideia inicial até a apresentação do plano de negócios. Tudo isso dentro de uma plataforma digital que simula um ambiente real de mercado.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Aprender fazendo: empreendedorismo na prática

Ao todo, 1.293 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, matriculados nos cursos técnicos em Administração com ênfase em Empreendedorismo, Marketing Digital e Produção de Moda, estão mergulhados nessa experiência. O projeto acontece em 43 Escolas da Seduc, alcançando todas as Gerências Regionais de Educação (GREs).

Durante as 40 horas da jornada, os alunos terão a missão de criar empresas fictícias — com direito a planejamento, estrutura organizacional, estratégias de marketing e análise de viabilidade. A culminância do projeto será a apresentação pública das empresas simuladas e as melhores irão participar da Olimpíada de Empreendedorismo Online, promovida nacionalmente pelo Sebrae.

Formação de professores: os mentores da jornada

Para apoiar a implementação do projeto, 49 professores da rede estadual estão em formação até o dia 26 de maio. Eles foram selecionados entre as escolas que oferecem cursos técnicos e lecionam a disciplina Projeto Integrador. A capacitação, conduzida por especialistas do Sebrae, prepara os docentes para usar a plataforma digital e aplicar a metodologia da Jornada do Empreendedorismo em sala de aula.

Além de orientar os estudantes, os professores serão responsáveis por avaliá-los com base em critérios definidos e integrados à plataforma. O Sebrae, por sua vez, acompanhará de perto cada etapa, oferecendo suporte técnico e pedagógico às escolas participantes.

Escola que forma para o futuro

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a proposta vai muito além da inserção do empreendedorismo no currículo. “Estamos preparando nossos estudantes para os desafios do século XXI. Essa é uma ação que estimula liderança, criatividade, tomada de decisão e resolução de problemas, competências essenciais tanto para o mundo do trabalho quanto para a vida”, afirma.

A iniciativa integra a estratégia da Seduc de fortalecer a conexão entre Educação e Mercado, preparando os jovens para atuar de forma crítica, autônoma e inovadora em diferentes contextos profissionais.

“Mais do que criar empresas, o que esses estudantes estão aprendendo é a sonhar grande e, mais importante, a planejar com os pés no chão. Afinal, ninguém nasce sabendo empreender. Mas todo mundo pode aprender. E quando a escola abre esse caminho, o futuro ganha novos horizontes e os nossos estudantes mais e melhores oportunidades”, concluiu Bandeira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade