21°C 33°C
Piripiri, PI
Publicidade

Coordenador do DNOCS anuncia investimento na Piscicultura e quer produção de 4 milhões de alevinos

Apesar das dificuldades financeiras, mas com muito esforço e trabalho da equipe, iremos conseguir alcançar esta meta

13/07/2020 às 08h49 Atualizada em 14/07/2020 às 06h14
Por: admin
Compartilhe:
Coordenador Estadual do DNOCS
Coordenador Estadual do DNOCS

O novo Coordenador Estadual do DNOCS no Piauí, Christopher Jorge Saraiva Amorim, anunciou nesta semana as prioridades para sua gestão junto ao DNOCS. Segundo Amorim, a sua primeira medida é aumentar a produção de alevinos na Estação de Piscicultura do DNOCS em Piripiri. 

Na última quinta feira (09), o coordenador se juntou com os coordenadores da Estação de Piscicultura Adhemar Braga, Francisco Leonardo e Marcos Furtado, para tratar dos investimentos que serão feitos ainda este ano, na recuperação dos viveiros e tanques. Amorim destacou, que o DNOCS vai investir na Piscicultura, para aumentar sua meta na produção anual de 2 milhões para quatro milhões de avelinos, já para 2021. Para ele, "a produção de alevinos fomentam o desenvolvimento da piscicultura, gerando mais trabalho, renda e alimento na região. Apesar das dificuldades financeiras, mas com muito esforço e trabalho da equipe, iremos conseguir alcançar esta meta", complementa Amorim.

 

Foto: Coordenador do DNOCS Amorim, e os chefes da Estação de Piscicultura Francisco Leonardo e Marcos Furtado

PRODUÇÃO DE ALEVINOS DE TILÁPIA REVESTIDA

A Pisciculura do DNOCS em Piripiri, dispõe também de um laboratório de reversão em tilápia, que transforma os sexos dos peixes para macho. Para os técnicos do DNOCS, o macho se desenvolve mais rápido e, na fase adulta, é maior que a fêmea. Viabilizando a criação da tilápia em cativeiro e o aumento da produção. Com esta transformação, houve um aumento na produtividade e na procura pela espécie.

 

 

 

 

Foto: Laboratório da Estação de Piscicultura A. Braga Caldeirão/Piripiri

Mesmo com a mão de obra reduzida, devido a perda de um grande número de servidores que obtiveram suas aposentadorias, a Estação de Piscicultura realizou no ano passado, peixamentos  de 3 milhões de alevinos em açudes públicos, com as espécies de Tilápia e Tambaqui. 

Vale destacar que a Estação trabalha com a produção de peixes de espécies exóticas, como tambaqui e tilápia.

Fotos: Viveiros e tanques da Estação/Portal Voz do Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.