23°C 28°C
Piripiri, PI
Publicidade

Toffoli manda barrar inquérito da Lava Jato que investiga tucano José Serra

A decisão do presidente do Suoremo Tribunal Federal também proíbe temporariamente o uso de materiais apreendidos pela operação

30/07/2020 às 04h58 Atualizada em 05/08/2020 às 15h20
Por: admin Fonte: METRÓPOLES
Compartilhe:
THAYNÁ SCHUQUEL thayna.schuquel@metropoles.com
THAYNÁ SCHUQUEL thayna.schuquel@metropoles.com

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendeu liminarmente, nesta quarta-feira (29/7), a investigação da Lava Jato Eleitoral Paulista que tem como alvo o senador José Serra (PSDB-SP). O magistrado atendeu a um pedido da defesa do tucano, conduzida pela advogada Flavia Rahal e pelo advogado Sepúlveda Pertence.

A decisão de Toffoli também proíbe temporariamente o uso de materiais apreendidos pela operação. Eles devem ser lacrados e esperar a análise do caso pelo relator, ministro Gilmar Mendes, o que deve ocorrer somente após o término do recesso do Judiciário.

O ministro acatou o argumento da defesa de que a operação Paralelo 23, que investiga suposto caixa 2 eleitoral do senador, violou o princípio do foro especial por ter investigado Serra durante o exercício de seu mandato. Em outra decisão, o presidente do Supremo também suspendeu a investigação da qual o tucano é alvo na Justiça Federal.

As investigações tiveram como base a delação de Elon Gomes, empresário que foi ligado à Qualicorp até 2017 e relatou repasses para a campanha do tucano ao Senado em 2014. A defesa nega as acusações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.