23°C 28°C
Piripiri, PI
Publicidade

Projeto de lei quer reduzir feriados prolongados

"Dois dias a mais de trabalho resultariam em quase 1% a mais de produtividade", disse o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS)

07/08/2020 às 08h21 Atualizada em 07/08/2020 às 09h05
Por: admin Fonte: Folha Uol
Compartilhe:
Projeto de lei reduzir feriados
Projeto de lei reduzir feriados

O projeto de lei (PL 3797) pretende diminuir o número de feriados com quatro dias. O PL que já foi aprovado pelo Senado, tramita com urgência na Câmara dos Deputados.

De autoria do senador Dário Berger (MDB-SC), a proposta do projeto é antecipar para a segunda-feira as datas comemorativas nacionais que caiam em outros dias úteis.

Isso já aconteceu nos anos 1980, quando o então presidente José Sarney assinou uma lei que transferia as folgas para segunda. A medida foi revogada em 1990.

O PL é de 2016, porém, após o inicio da pandemia, surgiram várias outras propostas para mudar feriados. No mês de junho, o PL passou a tramitar com urgência.

O intuito é aumentar o número de dias úteis e, assim, ampliar a produtividade, o que pode ajudar a contornar a crise.

De acordo com informações da Câmara dos Deputados, cada dia útil corresponde a 0,4% do PIB (Produto Interno Bruto) anual do país. “Dois dias a mais de trabalho resultariam em quase 1% a mais de produtividade”.

Diferente da antiga lei do governo Sarney, que excluía apenas Natal, Ano-Novo e Sexta-Feira Santa. O PL que aguarda votação na Câmara deixa de fora vários feriados, que as datas não serão alteradas. Além do feriado de Natal e Ano-Novo, não haverá mudança para Carnaval, Sexta-Feira Santa, Dia do Trabalhador, Corpus Christi, Independência do Brasil e Nossa Senhora Aparecida.

Caso seja aprovado, a futura lei deve afetar o setor do turismo, que tem nos feriadões seu momento de maior ocupação. O texto do projeto prevê que ele comece a valer 90 dias após sua publicação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade