Na tarde desta quarta-feira (08), o governador Wellington Dias comunicou que ele autorizou a compra elevada de mais medicamentos à base de hidroxicloroquina e azitromicina, que são usadas para o tratamento da Covid-19, durante reunião com o Comitê de Organização Emergencial (COE-PI).
Segundo o governador, a compra das substâncias foi autorizada, mas elas devem ser usadas a partir de um protocolo estabelecido por médicos e cientistas.
“Autorizei ao secretário Florentino Neto e também a partir de orientação do COE, que trata do coronavírus, autorizei uma compra mais elevada de substâncias: a cloroquina, azitromicina. Enfim, são substâncias que estão sendo experimentadas, e dentro de um protocolo partir da elaboração de cientistas”, disse o governador.
Sobre o uso dos medicamentos, Wellington alerta que as substâncias provocam efeitos colaterais, por isso a importância de um protocolo que irá garantir mais segurança.
“O objetivo é que a gente tenha um protocolo no Piauí, que de um lado dê segurança para os profissionais médicos. Aqui o protocolo aponta que somente por recomendação médica se possa administrar as dosagens adequadas para os casos adequados. É bom lembrar que tem efeitos colaterais para pessoas cardíacas, pessoas hipertensas, e portanto, é necessários o cumprimento do protocolo para evitar riscos”, explica o governador.