23°C 28°C
Piripiri, PI
Publicidade

Governo alerta e pede para que municípios não antecipem reabertura das atividades

A antecipação por parte dos gestores pode levar a um aumento dos casos da covid-19

22/08/2020 às 16h16 Atualizada em 23/08/2020 às 09h32
Por: admin
Compartilhe:
Centro comercial de Campo Maior
Centro comercial de Campo Maior

O Governo do Estado, por meio do comitê Pro Piauí, faz um alerto do risco provocado pela decisão de alguns prefeitos, de anteciparem etapas do processo de reabertura da economia. O governo pede que os gestores municipais sigam o calendário de reabertura previamente divulgado. 

Segundo a equipe técnica, a antecipação por parte dos gestores pode levar a um aumento dos casos da covid-19 e ao comprometimento do sistema de saúde.  O alerta visa evitar uma onda da doença no interior e o aumento de internações, em Teresina, provocado pelo eventual deslocamento de pacientes do interior. 

De acordo com o governo, o risco epidemiológico relacionado ao relaxamento das medidas de isolamento social no estado do Piauí vem sendo avaliado, desde o mês de junho. O Comitê Pro Piauí possui uma matriz de risco baseada na propagação da doença Covid-19 versus a capacidade de atendimento.

O ProPiauí alerta que o índice de propagação da doença é calculado a partir do número de casos novos registrados por semana, número de internações e óbitos no mesmo período. O índice que avalia a capacidade de atendimento é obtido a partir da porcentagem de leitos de UTI e de enfermaria disponíveis para atender portadores da Covid-19, bem como da proporção de leitos com respiradores por 100 mil habitantes em cada região assistencial.

Quando o risco aumenta, é necessário que medidas sejam tomadas para a contenção e redução de riscos e danos, impactando diretamente na economia do Piauí. O Comitê Pro Piauí conclama gestores municipais, empresários e a sociedade à adesão ao programa e à adoção das medidas higiênicossanitárias necessárias e recomendadas pela OMS, Anvisa, Divisão de Vigilância Sanitária e Visas Municipais para o retorno seguro. Desta forma, não será necessário regredir na reabertura econômica.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade