21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Polícia apreende mais de 30 aves silvestres mantidas em cativeiro em Cocal

É preciso alertar as pessoas que não há mais a possibilidade desse tipo de conduta

11/01/2023 às 15h42 Atualizada em 13/01/2023 às 20h53
Por: admin Fonte: Informações | In Foco Piauí
Compartilhe:
Reprodução/ In Foco Piauí
Reprodução/ In Foco Piauí

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) apreendeu 31 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro sem a devida permissão das autoridades competentes, e indiciou quatro pessoas com base no artigo 29 da Lei 9.605/98 de crimes ambientais. As informações são do Blog do Coveiro.

O fato ocorreu na tarde dessa segunda-feira (09) em quatro endereços distintos, sendo um no bairro Santa Luzia e três no povoado Boíba, zona rural de Cocal, município da região norte do Piauí.

A ação é decorrente de uma determinação superior que se estenderá por toda as cidades de Cocal e Cocal dos Alves que visa coibir uma prática muito comum, que é a de criar pássaros aprisionados em gaiolas ou viveiros.

"É preciso alertar as pessoas que não há mais a possibilidade desse tipo de conduta, considerada até então muito comum. Para ser tutor de algum animal da fauna brasileira é preciso de autorização e tem todo um procedimento e é preciso seguir vários requisitos para que não ocorra nenhum crime", detalhou um dos policiais que participou dos trabalhos.

Dentre as aves, havia espécimes como corrupião, galo-de-campina, gola, bigode, coleira, xexéu e azulão.

As aves resgatadas foram encaminhadas à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama em Parnaíba, onde serão avaliadas clinicamente e passarão por readaptação para que posteriormente possam voltar ao meio ambiente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.