22°C 30°C
Piripiri, PI
Publicidade

Chuvas mantêm BR-222 interditada e comunidades isoladas em Piripiri

As aulas de todos os três turnos (manhã, tarde e noite) em 26 escolas, da zona rural da cidade. Na BR-222, o trecho do KM 84 continua coberto por água e interditado pela Polícia Rodoviária Federal.

24/03/2023 às 06h02
Por: admin
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A Prefeitura de Piripiri suspendeu as aulas em 26 escolas localizadas na zona rural da cidade após comunidades ficarem isoladas e as estradas alagadas. Enquanto isso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) mantém a interdição na BR-222, que está coberta pela água desde o último domingo (19).

Segundo a PRF, o nível da água continua a subir nesta quinta-feira (23) no trecho onde está a ponte sobre o Rio dos Matos, no Km 84 da BR-222, entre Piripiri e Batalha, que está alagada por conta das chuvas. Não há previsão para a liberação do trânsito no trecho.

Para contornar essa interdição, o desvio sugerido para quem segue no sentido Batalha-Piracuruca é via PI-110 e para quem segue no sentido Piracuruca-Piripiri é via BR-343.

Aulas suspensas em Piripiri

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Piripiri foi a cidade que registrou o terceiro maior volume de chuvas do Brasil nesta quarta-feira (22). Foram 81 mm de chuvas.

Nessa quarta-feira (22), 52 escolas da rede municipal localizadas no perímetro urbano e na zona rural tiveram que suspender as atividades. Já nesta quinta (23), foram suspensas as aulas de todos os três turnos (manhã, tarde e noite) de 26 escolas, apenas da zona rural da cidade.

A prefeitura informou que a suspensão das aulas aconteceu porque algumas comunidades ficaram isoladas, por causa do grande volume de água das chuvas nos últimos dias.

A Secretaria de Educação de Piripiri informou ainda que a reposição dos dias letivos será informada posteriormente, mas, no momento, não está sendo cogitada a reposição de forma remota.

As chuvas causaram a suspensão de aulas em outras três cidades. cidades de Domingos Mourão, Milton Brandão e Pedro II, Norte do Piauí, suspenderam as aulas após estradas e pontes ficarem destruídas devido às chuvas. Os trechos com as passagens molhadas ficaram intrafegáveis com o aumento dos níveis dos rios e riachos.

Em Domingos Mourão, a Secretaria de Educação manteve a suspensão das aulas até sexta-feira (24). A expectativa era de que os alunos pudessem retornar na quarta-feira (22), mas as chuvas voltaram a cair na região.

A secretaria Erica Graziela explicou que dos 970 alunos matriculados na rede municipal, metade depende de transporte escolar. "Estávamos com previsão de retornar as aulas nesta quarta-feira, contudo, choveu muito durante a madrugada e piorou a situação nas estradas, que estão intrafegáveis, pontes cederam", disse.

Na cidade de Pedro II, a Secretaria Municipal de Educação informou que o calendário escolar foi alterado devido às fortes chuvas na região. As aulas desta quarta-feira (22) foram suspensas nos turnos da tarde e noite nas escolas urbanas e rurais. Já na quinta-feira (23), as aulas estão suspensas em todos os turnos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.