22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Luzilândia, Esperantina e Barras têm rios em cota de alerta

O nível do rio Parnaíba, que abrange Teresina e a cidade de Timon, no Maranhão, tem o nível atual de 4,75m. A previsão é de que nas próximas horas o nível aumente para 4,92m, entrando em cota de atenção.

24/03/2023 às 06h44 Atualizada em 26/03/2023 às 07h53
Por: admin Fonte: As informações do G1
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Os rios Marataoan, em Barras, Longá, em Esperantina, e Parnaíba, em Luzilândia, entraram em cota de alerta. Os dados foram divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na manhã desta quinta-feira (23), que alertou os órgãos competentes para monitoramento das populações ribeirinhas.

A Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA) alertou para riscos de aumento dos níveis da água em rios e barragens do Piauí. O nível do rio Parnaíba, que abrange Teresina e a cidade de Timon, no Maranhão, tem o nível atual de 4,75 m. A previsão é de que nas próximas horas o nível aumente para 4,92, entrando em cota de atenção.

Em relação à Barragem de Boa Esperança, o boletim de alerta emitido pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, afirma que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) em comunicado emitido através da Carta Circular SOO 015 2023, vem praticando vazão de 1300 m³/s e tal medida visa acompanhar o volume de espera para o período, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação da Chesf.

A CPRM informou que vai continuar monitorando a situação hidrológica da bacia, mantendo os órgãos competentes e a sociedade devidamente informados. Foi divulgado ainda o site em que os dados gerados podem ser acessados livremente em http://www.cprm.gov.br/sace/parnaiba.

As previsões apresentadas o boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas a mudanças, conforme as possíveis alterações meteorológicas.

Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade