Em uma ação continuada em combate aos crimes de tráfico de animais silvestres, a Polícia Civil e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu na manhã desta quarta-feira (12/04), um jabuti e 17 pássaros da fauna brasileira que estavam em um imóvel situado no bairro 90 em Cocal, município da região Norte do Piauí.
Os agentes receberam denúncias via Linha Verde [0800 061 8080] apontando que no local havia a comercialização de animais silvestres. Ao atender a ocorrência, os fiscais se depararam com os pássaros mantidos de forma inadequada e em desconformidade com a lei, além de algumas espécimes catalogadas com risco de extinção.
Diante do que foi encontrado, constatou-se o crime ambiental. Os animais foram resgatados e encaminhados a sede do Ibama em Parnaíba, onde ficarão em quarentena e, após serem avaliados por biólogos e médicos veterinários, serão devolvidos à natureza.
O Ibama lavrou um auto de infração contra o denunciado e a Polícia Civil também instaurou um inquérito policial para apurar a prática de crimes ambientais.