21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Estudante da rede estadual vence etapa estadual do concurso de Redação dos Correios

A estudante Sarah Emilly cursa a 1ª série do Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, zona sul de Teresina.

31/05/2023 às 09h40
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário da Educação, Washington Bandeira, recebeu a visita da estudante Sarah Emilly de Sousa Santos, vencedora da fase estadual da 52ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. Ela é aluna da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, zona sul de Teresina. A estudante esteve acompanhada da gerente da 19ª Gerência Regional de Educação, Marlene Lima, e da professora Djanira Alencar, diretora da unidade educacional.

Na oportunidade, o secretário Washington Bandeira parabenizou a estudante Sarah Emilly e ouviu sobre suas perspectivas, rotinas de estudos e sobre as necessidades da escola. “Você tem muito talento na redação. Isso se deve ao incentivo dos pais, da escola, mas principalmente pelo seu esforço. Nunca deixe ninguém dizer que você não vai conseguir. Pense bem na área que deseja atuar e siga firme. Converse com seus colegas de turma sobre a importância de desenvolver as competências de leitura e escrita”, incentivou o gestor.

A estudante afirmou que ficou muito feliz pelo resultado e que pretende seguir a carreira de jornalista. “É uma área que me inspira muito. Escrever é algo que eu gosto, é uma forma de expressão que me ajuda a colocar no papel o que eu sinto. A minha escola possui um acervo grande de livros e oferece todo o suporte para a participação em projetos como esse, tanto os professores como a gestão”, declarou a jovem de 15 anos.

O Ceti João Henrique de Almeida Sousa é uma escola de Tempo Integral, que faz parte da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE) e atende mais de 300 estudantes na modalidade de ensino Médio de Tempo Integral. A escola teve cerca de 80 aprovados no Enem 2022, além de medalhistas em olimpíadas educacionais. No último Ideb fez uma pontuação de 5,9.

“A gente sempre leva os nossos alunos para participarem das olimpíadas do conhecimento e em diversos outros projetos. No caso da Sarah, para nós foi muito importante ouvir dos representantes dos Correios que foi a primeira vez que alguém de escola pública é premiado nesse concurso. Estamos felizes com esse resultado”, comenta a professora Djanira Alencar, diretora da escola.

Concurso Internacional de Redação de Cartas 

Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, o concurso no Brasil é realizado pelos Correios e possui três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – é realizada pela UPU.

O tema deste ano foi “Imagine que você é um super-herói e sua missão é tornar todas as estradas do mundo mais seguras para as crianças. Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão”. O objetivo é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade