23°C 28°C
Piripiri, PI
Publicidade

No Piauí, mais de 170 mil estudantes da rede estadual participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

A 18ª Obmep tem o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica.

31/05/2023 às 10h05
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Mais de 170 mil estudantes de 633 escolas da Rede Estadual do Piauí participam, nessa terça-feira (30) da maior competição científica do país, a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A competição visa estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica das escolas públicas municipais, estaduais, federais e de escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de Educação.

A primeira fase consiste em uma prova objetiva composta por 20 questões de múltipla escolha. Os alunos que obtiverem as maiores notas serão classificados para a segunda fase da olimpíada, que será realizada no dia 7 de outubro, contando com seis questões discursivas.

De acordo com o superintendente de Educação Básica da secretaria Estadual da Educação (Seduc), Antônio Amaral, será feira uma preparação para os estudantes classificados para a 2ª fase da Obmep. “Pretendemos universalizar a preparação dos estudantes classificados para a segunda fase da Olimpíada em todo o estado, em parceria com o Canal Educação. Na segunda fase serão selecionados os 500 melhores estudantes com os maiores desempenhos do país. Este ano, temos cinco estudantes da rede estadual que alcançaram os melhores desempenhos do estado na edição passada da Olimpíada que irão participar, no dia 4 de junho, da Cerimônia Nacional de Premiação da Obmep, realizada em Florianópolis”, detalha o superintendente.

As provas são preparadas segundo o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (Ensino Médio). A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será em 2 de agosto e a dos premiados em 20 de dezembro.

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa. O valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado este ano, com aumento de 200%.

Torneio de Matemática

No dia 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, a Secretaria de Estado da Educação promoveu I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²). De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira o projeto criado pela Seduc visa estimular o estudo da matemática e contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e em outras avaliações externas. “Com o torneio os alunos tiveram a oportunidade de se preparar para a Obmep. Ele faz parte do Seduc Olímpica que dá todo o incentivo para que os estudantes de alto rendimento também se destaquem nas Olimpíadas nacionais”, afirma o gestor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade