A Secretaria da Saúde (Sesapi) concluiu, nesta sexta-feira (9), mais uma qualificação de equipes de pré-natal na atenção primária. Desta vez, o treinamento reuniu 150 profissionais da macrorregião semiárido no auditório da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Picos.
A ação faz parte da série de atividades promovidas pela Sesapi com o intuito de aperfeiçoar o serviço prestado no Estado, levando mais qualidade para o atendimento durante o pré-natal das gestantes e, consequentemente, reduzindo as taxas de mortalidade materna, infantil e fetal.
“O objetivo dessa ação é melhorar os nossos indicadores de mortalidade materno, infantil e fetal. Sabemos e acreditamos que só com um pré natal qualificado é que vamos melhorar os nossos números”, enfatizou Arimateia Santos, presidente do Comitê Estadual de Prevenção a Mortalidade Materna, Infantil e Fetal.
Entre os pontos abordados no curso estão as técnicas para se utilizarem nas consultas de pré-natal, criando um atendimento mais humanizado e qualificado, os exames necessários para as gestantes e as principais causas de mortalidade materna infantil e fetal.