O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, se reúne nesta quarta-feira (18) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para discutir a crise entre os Poderes.
Pacheco chegou à sede da Corte em Brasília por volta das 13h e, até a última atualização desta reportagem, a reunião ainda ocorria a portas fechadas.
O encontro ocorre em meio à crise institucional entre os Poderes Executivo e Judiciário. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou que levará ao Senado um pedido de abertura de processo contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que também preside o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Cabe ao Senado analisar esse tipo de procedimento. No entanto, senadores reagiram e o STF não pretende se manifestar sobre a ameaça de Bolsonaro. Há, no momento, mais de 10 pedidos de impeachment de magistrados da Suprema Corte.
Após o encontro com Pacheco, Fux encontrará, ainda nesta quarta, às 18h, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), recém-empossado. O representante do Centrão, bloco de partido que dá sustentação ao governo federal no Congresso, iniciou ainda no mês passado a articulação pela aprovação da agenda econômica. Agora, tenta apaziguar os ânimos entre o Executivo e Judiciário.