22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Operação da Polícia Federal prende ex-secretário de Saúde de Cuiabá

Grupo de empresários e políticos é acusado de desviar verbas públicas por meio de prestadores de serviço do município

28/10/2021 às 11h30
Por: admin Fonte: R7
Compartilhe:

A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação Cupincha, desdobramento das investigações contra atos de corrupção e lavagem de dinheiro em contratos da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, capital de Mato Grosso. 

Justiça de Mato Grosso afasta prefeito de Cuiabá por 90 dias

De acordo com o site Gazeta Digital, de Cuiabá, o ex-secretário de Saúde da cidade Célio Rodrigues foi preso na operação.

A PF cumpre 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá e Curitiba, capital do Paraná,  3 mandados de prisão preventiva e medidas de sequestro de bens, direitos e valores. Uma pessoa se encontra foragida.

Como se apurou na primeira fase da Operação Curare, um grupo que fornece serviços à secretaria de Cuiabá e que recebeu mais de R$ 100 milhões entre 2019 e 2021 manteve-se à frente dos serviços públicos mediante o pagamento de vantagens indevidas, seja de forma direta ou por intermédio de outras empresas.

Após o ingresso dos recursos nas contas das empresas intermediárias, muitas vezes com atividades econômicas incompatíveis, os valores passavam a ser movimentados, de forma fracionada, por meio de saques eletrônicos e cheques avulsos, de forma a tentar ocultar o real destinatário dos recursos.

A movimentação financeira também se dava nas contas bancárias de pessoas físicas, em geral vinculadas às empresas intermediárias, que se encarregavam de igualmente efetuar saques e emitir cheques, visando à dissimulação dos eventuais beneficiários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade