Quinta, 11 de Agosto de 2022
Brasil Brasil

Estúdio News discute recentes mudanças do mercado financeiro

Revolução do sistema financeiro teve um avanço que era esperado em no mínimo cinco anos, dizem especialistas

04/11/2021 às 13h40
Por: admin Fonte: R7
Compartilhe:

O mercado financeiro brasileiro está vivendo uma de suas maiores transformações no último ano. Especialistas apontam que a revolução do sistema financeiro teve um avanço que era esperado em no mínimo cinco anos.

O PIX é um dos resultados das mudanças que vem acontecendo. De acordo com Rodrigoh Henriques, head de inovações financeiras da Fenasbac (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central) e coordenador do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT Lab), o povo brasileiro é o que mais se adaptou e adotou o sistema de pagamento instantâneo no mundo.

“[O PIX] Era um desenho que chamava muita atenção e acho que foi muito bem implementado no Brasil, e os números estão aí. Em poucos meses, [o PIX] passou todas as transações em número, [incluindo] TED e DOC, que a gente conhecia. Poucos meses depois, passou em volume de dinheiro. É algo que a gente incorporou, falamos para as pessoas fazerem um PIX e não mais uma transferência”, destaca.

Fabio Lins, porta-voz do Banco Original, diz que geralmente quando o cliente deposita a sua chave do PIX no CPF ou CNPJ em determinado banco, há um grande indício de que ele vai concentrar o seu relacionamento naquela instituição.

Esse relacionamento com as instituições financeiras também está passando por mudanças. O acesso ao histórico financeiro será possível por meio do open finance, ou seja, o sistema financeiro aberto que permitirá que instituições financeiras ofereçam produtos personalizados aos seus clientes.

“Tendo acesso aos dados e transações de PIX, e todo o histórico financeiro, posso oferecer um produto personalizado, um empréstimo com uma taxa melhor, com prazo maior, com limite de crédito maior”, explica Fabio.

A popularização do PIX permitiu acelerar a bancarização da sociedade, como de ambulantes, por exemplo.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.