22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Câmara votará projeto que libera compra de vacina por empresas

Anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. Projeto já foi aprovado no Senado na semana passada

02/03/2021 às 15h50
Por: admin Fonte: R7
Compartilhe:

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Casa deve votar nesta terça-feira (2) o projeto que facilita a aquisição de vacinas estados, municípios e setor privado a compravem vacinas na estratégia de combate à covid-19.

O texto também permite que os entes federativos ou empresas que queiram comprar vacinas assumam a responsabilidade civil pela imunização, o que abre caminho para a entrada de novas variedades de vacina no país.

A decisão de votar o projeto nesta terça foi tomada após reunião do colégio de líderes da Câmara. A proposta é do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e já foi aprovada pelo Senado na última semana. Caso seja aprovado sem alterações, o projeto vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

A possibilidade de que as vacinas sejam compradas pela iniciativa privada é um dos temas mais polêmicos do projeto. Os críticos afirmam que isso abre a possibilidade de que empresas ou segmentos com maior poder aquisitivo se vacinem antes de grupos prioritários. Segundo Pacheco, isso não ocorrerá porque o texto prevê que 100% das vacinas compradas pela iniciativa privada precisam ser doadas ao SUS (Sistema Único de Saúde), para utilização no PNI (Programa Nacional de Imunizações), até que todos os grupos de risco sejam imunizados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade