22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Segunda Turma ignora Fachin e decide analisar parcialidade de Moro

STF vai decidir se ex-juiz e ministro teria extrapolado suas funções em decisões da Lava Jato

09/03/2021 às 14h50
Por: admin Fonte: R7
Compartilhe:

O Ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu colocar em análise nesta terça-feira (9) o pedido de suspeição do ex-juiz federal e ministro da Justiça Sergio Moro. 

Veja também: Expectativa é de confronto em sessão do STF sobre isenção de Moro

Mendes, que preside a Segunda Turma, pôs em votação o pedido de suspensão do minsitro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, que acabou sendo derrubado.

Em sua solicitação, Fachin afirmou que não se justifica a análise após a decisão de que a Justiça Federal de Curitiba não tinha competência para julgar os casos da Lava Jato, proferida segunda-feira (8) pelo próprio ministro.

O pedido de suspeição de Moro foi feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ajudaram a reforça a tese da suspeição de Moro diálogos do aplicativo Instagram vazados por hackers a partir de 2019 mostram conversas entre integrantes da força-tarefa da Lava Jato e Sergio Moro.

De acordo com Gilmar Mendes, a discussão sobre a suspeição do ex-juiz antecede a análise da competência. Dessa forma, a decisão de Fachin, segunda-feira, não anula a continuidade do processo.

Gilmar submeteu à Segunda Turma a decisão de seguir ou não com a análise. Os ministros Nunes Marques e Cármem Lúcia formaram maioria para aceitar a discussão da suspeição de Moro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.