22°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

PF faz buscas contra criminosos de São Paulo que fraudaram o auxílio 

Duas operações estão nas ruas nesta sexta-feira e tentam colocar na cadeia pessoas que tiraram dinheiro de beneficiários

16/04/2021 às 07h50
Por: admin Fonte: R7
Compartilhe:

A Polícia Federal deu início na manhã desta sexta-feira (16) a duas operações contra uma organização criminosa do interior de São Paulo especializada em fraudar o auxílio emergencial.

Na região de Campinas (SP) ocorre a Operação Lotter, que tenta cumprir oito mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária (em Paulínia).

Segundo as investigações, a organização conta com ao menos oito pessoas e utiliza programas de computador para invadir a conta dos beneficiários. Eles transferem os valores para o grupo criminoso por meio do pagamento de boletos que eles mesmos criam.

De acordo com a polícia, está comprovado o desvio de mais de R$ 135.000,00, retirados de pelo menos 225 famílias.

Em Sorocaba ocorre a Operação Botter, com oito mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra uma pessoa que fraudou 170 auxílios emergenciais durante a primeira rodada do programa em 2020. O prejuízo total calculado é de R$ 435.000,00.

Os nomes das duas operações decorrem do modo eletrônico utilizado pelos criminosos para fraudar as contas. Enquanto lotter refere-se a usuários que se utilizam da internet para enganar os outros, aproveitando-se da boa-fé ou fragilidade de terceiros, botters são usuários que operam bots (robôs).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.