O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), propôs, nesta sexta-feira (21), a elaboração de um plano de para reduzir a letalidade policial e controlar as violações de direitos humanos pela polícia do Rio de Janeiro.
O magistrado também determina a criação de um comitê de avaliação de operações das forças de segurança e instalação de GPS nas viaturas e câmeras, com gravação de áudio e vídeo, na farda dos policiais.
As três ordens fazem parte de uma série de medidas que constam do voto de Fachin no recurso do PSB, que cobra o Estado do Rio de Janeiro depois da operação na comunidade do Jacarezinho, que terminou com 25 mortos – entre eles, um policial civil. O ministro é o relator da ação