No dia 15 de junho, o programa social Universal nos Presídios (UNP) do México inaugurou seu primeiro espaço de ressocialização de detentos no país, que funcionará dentro do Centro Penitenciário Uruapan, situado no estado de Michoacán. O espaço será utilizado para a realização de cursos profissionalizantes e palestras, dentre outras atividades que ajudem na reinserção social dos detentos.
A UNP cedeu o mobiliário e equipamentos audiovisuais para o local. Durante o evento, os voluntários do programa social também distribuíram 800 kits de higiene para os presos. O Centro Penitenciário abriga 729 detentos, sendo 700 homens e 29 mulheres.
Na solenidade de inauguração, o diretor do Centro Penitenciário Uruapan, Gerardo Castañeda, agradeceu pela montagem do espaço. “Tenho visto a diferença em cada detento em relação a este trabalho que a UNP realiza. Considero isso fundamental para o futuro de cada um deles. Por meio desta iniciativa, eles podem conhecer algo que, de verdade, mudará as suas vidas, e isso é muito gratificante”, afirmou.
Marcos Antonio Rios, responsável pelo programa social no país, explica que a principal dificuldade enfrentada pelos detentos mexicanos é a ausência da família, em razão da pandemia.
“A vida no presídio é muito difícil, e falta de tudo um pouco: roupas, sapatos, colchões. A maioria não possui acesso à água potável. Aqui, a higiene é muito precária, principalmente para quem não tem visita de familiares”, relata.
A UNP foi criada pela Igreja Universal do Reino de Deus há mais de 30 anos, para atuar em penitenciárias brasileiras, ajudando na ressocialização dos detentos. O trabalho do programa social se expandiu e, hoje, está presente em 55 países, nos cinco continentes.