Poupança apesar de ser uma aplicação que está na memória dos brasileiros, o investimento rende apenas 70% da taxa de juros Selic, ou seja, perde em rentabilidade para todos os outros produtos de renda fixa.
Títulos de Capitalização funcionam como uma espécie de loteria. O investidor aplica dinheiro em papéis de crédito por um prazo determinado e concorre a prêmios sorteados entre os participantes. No final do período, recebe de volta o dinheiro corrigido por uma pequena taxa, com o descontos de taxas de administração e da cota do sorteio.
Consórcios são considerados investimentos por boa parte da população, mas na verdade estão longe de serem aplicações financeiras, já que não há rendimento do dinheiro. Essa modalidade pode ser descrita mais como uma poupança em grupo, em que de tempos em tempos alguns participantes são sorteados e recebem crédito para comprar um bem.
Renda Fixa é um tipo de investimento em que a taxa que indica rentabilidade é pré-fixada, ou seja, é previsível desde a aplicação. Desta forma, é um investimento muito procurado por quem está começando.Com essa previsibilidade, é mais fácil se planejar. Por exemplo, se o objetivo for comprar um carro, você pode investir e se planejar para alcançar essa meta em alguns anos. Se for uma casa, você vai investir por um pouco mais de tempo. Quem está ainda mais preparado, pode criar séries de investimentos com objetivos variando desde o imediato até a aposentadoria.